domingo, 4 de março de 2018

A ÁGUA DO PONTO DE VISTA CTS

PCNP Alfonso Gómez Paiva
Equipe de Ciências da Natureza

Se considerarmos a educação um processo de socialização no qual cria oportunidades dos estudantes assumirem plenamente a sua cidadania por meio do desenvolvimento de competências, concluiremos de que os conteúdos não podem ser reduzidos aos conceituais. Existe a necessidade de desenvolver os conteúdos procedimentais e atitudinais propostos por César Coll em seu livro "Psicologia e Currículo" (1987). 

Para Marques, A. e Reis P. em seu texto Ativismo coletivo fundamentado em investigações através da produção e divulgação de vodcasts sobre poluição no 8º ano de escolaridade deixa claro o papel do ensino de ciências para o empoderamento dos alunos como cidadãos:
A educação para o empoderamento - sendo participativa, afetiva, com recurso a problemas, situada, multicultural, dialógica, democrática, investigativa, interdisciplinar e ativista - permite que os alunos se tornem trabalhadores capazes, cidadãos pensantes e, assim, críticos sociais e agentes da mudança (SHOR, 1992).
Nessa perspectiva de educação científica ativista e cidadã, o tema água é abordado em várias situações de aprendizagem de Ciências, Biologia e Química. Mas em que medida o tema  é trabalhado de modo a promover o ativismo cidadão? Que conteúdos permitem esse tipo de abordagem? Que enfoque damos ao tema ao ensiná-lo? Em que medida valorizamos a cidadania com esse tema?  Se queremos um mundo melhor, um ambiente saudável para a nossa e as futuras gerações é importante considerarmos uma educação científica que promova o ativismo cidadão.

Com a intenção de ajudar os professores nessa trilha, seguem alguns vídeos que podem ser utilizados na íntegra ou trechos deles nos diferentes segmentos ao abordar a temática água. Lembro, que as questões científicas estão intrinsecamente ligadas as questões sociais e tecnológicas como bem sugere o movimento CTS

O programa da TV Cultura Matéria de Capa produziu 3 reportagens sobre o assunto e muitos deles podem desenvolver uma abordagem interdisciplinar com a metologia Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP).



 AS GUERRAS DA ÁGUA
Duração: 28 minutos
Publicado em 24/10/2012

Cerca de 1,6 bilhões de pessoas, em todo o mundo, não têm acesso a água potável. Dos 15 países mais carentes desse recurso, 12 estão no Oriente Médio, uma região já potencialmente explosiva por conta de inúmeros conflitos.
Os serviços de inteligência dos Estados Unidos e Inglaterra, que não param de bisbilhotar os assuntos alheios, por conta de seus interesses estratégicos, preveem que os conflitos pela água devam se intensificar. O Matéria de Capa trata das Guerras da Água que, na verdade, começaram há milhares de anos antes de Cristo e se estendem até os dias de hoje.





ÁGUA, ESCASSEZ E SOLUÇÕES
Duração: 28 minutos
Publicado em 5/8/2013

A escassez de água é um dos maiores desafios a serem enfrentados ao longo do século XXI. Atualmente, cerca de um bilhão e setecentos milhões de pessoas, quase um quarto da população da terra, vivem em áreas onde não existe fornecimento adequado, seja pela falta ou pela inexistência de infraestrutura para levar a água até as moradias. Embora alguns países, como o Brasil, disponham de grandes reservas, nos rios, lagos e aquíferos, é importante pensar no futuro. Daí a iniciativa das organizações ambientais que defendem o uso racional ou das empresas que adotam novos procedimentos em suas indústrias, a fim de reduzir o consumo. Nesta edição vamos falar da água, suas reservas, a escassez e a importância de tratar esse recurso com o máximo cuidado.





O DESERTO VERDE
Duração: 26 minutos
Publicado em 7/10/2017

Em diversos pontos do globo, desertos começam a se transformar em áreas agrícolas, com plantações em larga escala. Projetos nesse sentido estão sendo desenvolvidos em países da Ásia, África e Oriente Médio, onde o verde das plantações predomina na paisagem que um dia foi de areia e pedra. Esta edição do Matéria de Capa dedica-se a iniciativas que visam melhorar o meio ambiente, recuperando áreas degradadas e ampliando a oferta de alimentos.





AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA)
Duração: 5 minutos


Publicado em 5/7/2016

O vídeo trata da água enquanto recurso hídrico, abordando aspectos básicos da gestão ambiental desse recurso.




A LEI DAS ÁGUAS DO BRASIL
Duração: 3 minutos
Publicado em 5/7/2016

O vídeo apresenta um quadro geral das águas, situa o Brasil e justifica a necessidade da lei das águas.



CHUÁ CHUÁGUA: PLANETA AZUL, UTILIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA
Duração: 19 minutos
Publicado: sem data - Produção TV Cultura





CHUÁ CHUÁGUA: ESTADOS FÍSICOS E POLUENTES
Duração: 21 minutos
Publicado: sem data - Produção TV Cultura



COMO É FEITO O TRATAMENTO DA ÁGUA
Duração: 8 minutos
Produzido em 15/7/2017

Produção do Manual do Mundo




H2O O DEFENSOR DAS ÁGUAS
Duração: 15 minutos
Produzido em 22/3/2011 - SABESP




ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - SABESP
Duração: 9 minutos
Produzido em 23/3/2013



Para aprofundar seus conhecimentos sobre os recursos hídricos em nosso país acesse o canal do Youtube da ANA:

Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil
http://www3.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos

PDPA - Guarapiranga
https://1drv.ms/b/s!AqcpDz2UTUFxg-kbtf0yOkj-8S0bSQ

PDPA - Billings
https://1drv.ms/b/s!AqcpDz2UTUFxg-kc5XAuTtrvYQEqhg


Conheça o nível de água dos diferentes sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo 

No link veja as definições de volume útil, volume reserva técnica e volume total
http://www2.sabesp.com.br/mananciais/DivulgacaoSiteSabesp.aspx

Informações da SABESP sobre água
http://site.sabesp.com.br/site/interna/subHome.aspx?secaoId=30

Informações da SABESP sobre esgoto
http://site.sabesp.com.br/site/interna/subHome.aspx?secaoId=48



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog