domingo, 18 de março de 2018

STEPHEN HAWKING, UM GRANDE CIENTISTA E UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Homenageamos o grande cientista e exemplo de superação humana, o Professor  Sephen Hawking.

Ele nasceu exatamente 300 anos depois da morte de Galileu em 8 de janeiro de 1942, na cidade de Oxford (Inglaterra), embora sua família vivesse na época no norte de Londres. Em 1959 entrou para a faculdade de Física da University College Oxford. Aluno brilhante segundo a própria universidade, formou-se em 1962. Concluiu o doutorado em 1966, o título da tese foi:  "Propriedades de universos em expansão" (quem quiser pode baixar e ler) na  Trinity Hall, em Cambridge. 

Tornou-se professor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da University  of Cambridge de  1979 a 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupando a mesma cadeira que Isaac Newton e Paul Dirac, a de professor lucasiano de Matemática.

Aos 21 anos de idade Hawking descobriu ser portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo. Em 1985 se submeteu a uma traqueostomia após contrair pneumonia, desde então utilizou um sintetizador de voz para se comunicar.  Foi gradualmente perdendo os movimentos dos braços, das pernas e demais musculatura voluntária, de modo que em 2005 usava apenas os músculos da bochecha para controlar o sintetizador. Entre os diferentes modos de comunicação disponíveis, como o sistema que traduz os pensamentos ou expressões em fala ou a versão desenvolvida e cedida pela Intel em 2013 para rastrear o movimento dos olhos e assim gerar as palavras, Hawking em seu site oficial afirmou se adaptar melhor ao ACAT, sistema também desenvolvido pela Intel para rastrear a bochecha.

Dessa forma, viveu mais de 50 anos além da expectativa anunciada pelos médicos. Uma vida intensa, marcada por viagens, palestras, pesquisas, publicação de livros para todos os públicos, participação de séries de TV, da música Keep Talking da banda inglesa Pink Floyd (assista o comercial que inspirou a banda) entre outras atividades.





As grandes contribuições

Uma das grandes contribuições do professor Hawking foi o seu empenho na divulgação da ciência, seja para adultos, jovens ou crianças. Livros e vídeos podem ser utilizados para discutir não só os aspectos científicos que participou, mas como de exemplo de superação humana. Um exemplo, é a conversa entre ele, o escritor Arthur C. Clarke de 2001: uma odisseia no espaço e o famoso cientista, cosmólogo e divulgador da ciência Carl Sagan sobre os mistérios do universo.





Ou esta animação realizada pelo jornal The Gaurdian.






No campo da ciência, a contribuição do professor Hawking foi nos estudos sobre buracos negros. Segundo a BBC:
Nos anos 1970, Stephen Hawking usou os estudos de Einstein para descrever a evolução dos buracos negros do ponto de vista da física quântica. E descobriu que não retêm tudo dentro deles.

"Se você cair em um buraco negro, não desista. Existe uma forma de sair de lá", disse numa palestra em 2015 na Suécia.
"Eu acho que minha maior conquista será (mostrar) que os buracos negros não são completamente negros", disse o físico à BBC no ano passado. "Efeitos quânticos", continuou ele, "faz com que eles brilhem como corpos quentes com uma temperatura menor, quanto maior o buraco negro". Esse resultado foi completamente inesperado e mostrou que existe uma relação profunda entre gravidade e termodinâmica. 
Para Hawking, essa é a chave para ajudar a resolver os paradoxos da mecânica quântica e a relatividade geral, duas áreas da física que ainda estão em busca de consenso.
Para conhecer outras contribuições do professor Stephen Hawking leia a matéria da BBC (http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43398810) ou da Revista Pesquisa Fapesp.

Obras de divulgação científica

Acesse o site oficial do professor e veja os livros que publicou.
http://www.hawking.org.uk/books.html

As críticas
Seus colegas o criticavam pelo excesso de exposição na mídia, alegando que o seu interesse era meramente a fama.
A Wikipédia coloca algumas contradições das afirmações do professor Hawking, sem contextualizá-las ou citar as fontes de cada uma. São elas:
1- Em 2004, ao ter anunciado que havia solucionado o paradoxo da informação, Hawking chamou a atenção de físicos do mundo inteiro, porém nunca apresentou nenhum cálculo que comprovasse isso. 
2-Dez anos depois, chegou a dizer que os buracos negros não existem, apesar de ser consenso entre os físicos que eles existem, porém novamente ele disse sem nenhuma comprovação matemática.
3-Em 2014, ele alertou a humanidade que a manipulação de Bóson de Higgs poderia levar à destruição do universo, mas a comunidade científica não deu apoio a essa tese. Hawking chegou, inclusive, a apostar com um físico da Universidade de Michigan que o Bóson de Higgs não existia. Peter Higgs, que fez a descoberta do Bóson de Higgs, disse que era difícil discutir com Hawking por causa de seu status de celebridade. Mario Novello disse que atualmente a ciência se tornou midiática e Hawking atuava como uma celebridade.
A única fonte citada é a reportagem da Folha de São Paulo .
(http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/02/1587163-para-fisicos-hawking-tem-agido-mais-como-astro-pop-do-que-como-cientista.shtml)


Sua voz inesquecível e suas palavras

 "Eu tive doença do neurônio motor para praticamente toda a minha vida adulta. No entanto, não me impediu de ter uma família muito atraente e ter sucesso no meu trabalho. Tive a sorte de que minha condição tenha progredido mais lentamente do que é frequentemente o caso. Mas mostra que não é preciso perder a esperança "
Em uma conferência em Cambridge realizada em comemoração do seu 75º aniversário em 2017, o professor Hawking disse: "Foi um momento glorioso para estar vivo e fazer pesquisas sobre a física teórica. Nossa foto do Universo mudou muito nos últimos 50 anos, e estou feliz por ter feito uma pequena contribuição ".
E ele disse que queria que os outros sintam a paixão que ele tem pela compreensão das leis universais que nos governam a todos. "Eu quero compartilhar minha excitação e entusiasmo sobre essa missão. Então lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo em seus pés.Tente entender o que você vê e se pergunte sobre o que faz o universo existir. Seja curioso, e por mais difícil que possa parecer a vida, sempre há algo que você pode fazer e ter sucesso. É importante que você não desista apenas ".

Fonte: http://www.cam.ac.uk/stephenhawking




Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking
https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/a_face_humana_do_genio.html
http://www.trinhall.cam.ac.uk/
http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/03/15/morre-stephen-hawking/
http://www.cam.ac.uk/stephenhawking
http://www.hawking.org.uk/

Equipe de Ciências da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog