PROFESSOR DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA CONTE A SUA HISTÓRIA
Se a sua escola tem fotos e histórias boas para contar na área de ensino de Ciências Naturais nos enviem que publicaremos. É bom citar a escola, o nome dos professores envolvidos, as turmas e algumas informações sobre o trabalho desenvolvido.
Parabéns aos Professores e Gestores que promoveram essas vivências aos alunos.
Parabéns aos alunos que se empenharam e colaboram sempre com os professores para que sejam desenvolvidos eventos como esse.
Parabéns aos Professores e Gestores que promoveram essas vivências aos alunos.
Parabéns aos alunos que se empenharam e colaboram sempre com os professores para que sejam desenvolvidos eventos como esse.
*Para localizar as fotos de sua escola é só teclar simultaneamente Ctrl e F e digitar o nome da escola na janela que aparecer.
2019
Trabalho realizado pela professora Eloiza,
Aula diferenciada com o Professor Mario da escola Juventina M.D Castro
Hoje em dia ensinar com Giz e Lousa já não é uma prática que consegue atingir a todos os discentes, o professor precisa ser um verdadeiro artista, mostrando dinamismo e novas formas de transpassar o conhecimento. Não é nada fácil competir com a emoção, os hormônios e a vontade de se divertir dos alunos, o destaque do dia vai para o professor Mário que conseguiu fazer um misto de conhecimento, exercício físico, tecnologia e bom humor. Além dos alunos contribuir para a aula no dia que foi lecionada, ainda tem a oportunidade de rever o conteúdo com a mesma dinâmica pelo Youtube.
confira a aula clicando aqui: Placas Tectônicas
Feira de Ciências do Colégio Cidade Canção
Realizada no dia 5 de outubro de 2019, os estudantes do ensino médio apresentaram seus trabalhos científicos para a comunidade escolar. Foram 18 trabalhos de diferentes áreas da ciência e da tecnologia.
Feira de ciências do Juventina Marcondes Domingues de Castro.
Os professores do colégio se mobilizaram mais um ano para promover a Mostra Científica, a unidade tem a tradição de fazer a feira de Ciências desde 2015 e conta com a participação de mais de 80% do alunado. Os alunos se esforçam para realizar o melhor experimento para ser inscrito na feira oficial da Diretoria de Ensino Sul 3. O Juventina conseguiu na mostra de 2016 duas posições no pódio, foi um primeiro lugar com o ensino médio, e um terceiro lugar com os anos finais. E não para por ai, eles já receberam o segundo lugar em 2017 com os anos iniciais e um terceiro em 2018. Será que no ano de 2019 também terá posição no pódio?.Alunos do Ensino fundamental, anos finais
Alunos do Ensino Médio horário Noturno
V Mostra Científica da E.E Benedito Célio de Siqueira
No dia 21 de Setembro foi realizada a V Mostra Científica da E.E Benedito Célio de Siqueira, a escola teve uma grande movimentação de alunos, professores e da comunidade. As feiras de ciências tem um papel importante no aprendizado dos alunos. Além do conhecimento científico adquirido durante a pesquisa, todo o seu processo de montagem contam com o desenvolvimento de diferentes habilidades nos alunos como: Organização do pensamento, Comunicação oral, Comunicação escrita e Pesquisa científica. Os professores da unidade desenvolveram salas com experimentos semelhantes, e bem interessantes, entre eles tínhamos uma sala de astronomia, biomas, materiais de laboratório e corpo humano, sala escura, além do publico ter a possibilidade de encontrar livros escritos pelos próprios alunos.
E.E PAULINO NUNES ESPOSO
Na aula de botânica a professora Edilene Luchesi, fez uma super "prática", colocando os alunos no centro do aprendizado, com a temática Botânica em ação. Os estudantes entraram em contato com Práticas de anatomia e fisiologia vegetal,extração de clorofila, condução de seiva mineral, estudo da raiz, caule, folhas, frutos e sementes. E para finalizar uma rica salada de frutas. segue a baixo as fotos:
EE Carlos Cattony
Utilizou como indicador universal o extrato de repolho roxo.
E. E. Pastor Emílio
A Profa. Alba Mara realizou alguns experimentos com o 1º ano do ensino médio, os quais tiveram como objetivo:
Verificar diferentes densidades de produtos do dia a dia.
- óleo e comprimido efervescente ( baixa solubilidade)
- Adicionaram suco, mais denso que o óleo ( aumentou a velocidade da solubilidade do efervescente)
- Gás menos denso
- Adicionaram gelo de suco( densidade intermediária entre óleo e suco líquido
- Separação da mistura por decantação.
E.E Laerte Ramos de Carvalho
Experimentos de química realizado na escola E.E Laerte Ramos de Carvalho com a professora Viviane Cristina nesse experimento os alunos trabalharam com produtos do dia a dia comum a todas as residências e eles mesmos foram os responsáveis por explicar as mudanças químicas que ocorreram nos objetos. Esse tipo de experimento científico contribui para o desenvolvimento do protagonismo que é estimulado a buscar respostas através da observação.
Experimento do Professor Vicente Lazaro da escola E.E Homero Vaz do Amaral
Caixa preta e diferenciação dos gases.
Experimentos realizados com turmas de 6° anos - Período / manhã.
Caixa preta e diferenciação dos gases.
Experimentos realizados com turmas de 6° anos - Período / manhã.
Realizamos método científico através da atividade Caixa-preta, onde os estudantes através da observação da caixa (manuseio), juntamente com perguntas e dicas, em algumas etapas da atividade, levantavam hipóteses sobre os objetos existentes na caixa, ao mesmo tempo que algumas hipóteses também eram excluídas conforme toda a dinâmica da atividade. Avaliação levou em consideração aos registros realizados, acertos e proximidades dos objetos, como também o cumprimento das regras e organização do trabalho em grupo.
Os experimentos foram sobre os gases oxigênio e carbônico. Suas características antagônicas na combustão. Houve produção dos dois gases nos vidros com a reação entre água oxigenada + água sanitária, e vinagre + bicarbonato de sódio. A inserção de uma vela acesa, com um pendurado (improvisado com parafuso de telhado de 40cm), evidenciou as ações contrárias na combustão, acender e apagar o fogo. Além de outros experimentos e demonstrações realizados com combustão, fizemos também a diferenciação do ar inspirado e expirado, com bexigas enchidas por bomba e pela boca, colocadas em água hidratada em cal, para ocorrer a reação mudando de cor, na demonstração do aumento do CO2 na expiração.
Os estudantes realizaram relatório do que conseguiram compreender, e também desenhos dos experimentos realizados.
Ao final, com ajuda e supervisão, alguns grupos repetiram a atividade.
Experimento do Professor Vicente Lazaro da escola E.E Homero Vaz do Amaral sobre diferenciação dos Gases.
2018
Exposição Sinisgalli
Exposição de Maquetes dos estudantes dos 7°Anos preparada para sua apresentação em 12/04/2019 na Reunião de Pais e Mestres da EE. Profa Maria de Lourdes Almeida Sinisgalli sob a orientação da Professora Cibele Dantas Pasti.
Parabéns alunos, equipe gestora e Professora Cibele.
2017
Escola Estadual David Zeiger
No dia 2 de outubro a escola realizou a sua V Feira de Ciências, os trabalhos para avaliação foram apresentados nos respectivos períodos e no dia 3 as apresentações foram abertas ao público em um único horário.
Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves
Escola Estadual Benedito Célio Siqueira
No dia 23 de setembro a escola realizou a sua mostra científica. Ao todo foram 150 trabalhos apresentados do ensino fundamental ao ensino médio. A equipe de imprensa filmou e fotografou todo o evento.
2016
Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza
Alunos construindo pilhas a partir de diferentes eletrólitos e com eletrodo de zinco e cobre. Trabalho desenvolvido sob orientação do Professor José Pereira.
Professor José Pereira
Projeto Células 2º ano - Professora Leonice Araújo
Alunos construindo maquetes da célula vegetal e animal
Escola Estadual José Vieira de Moraes
Alunos construindo pilhas para ascender um de LED de 3V.
Escola Estadual David Zeiger
Alunos participando do campeonato de pontes, a ideia é construir uma ponte com espaguete nº 8 e ela deverá suportar a maior massa possível. Para isso, existe um fator que é o quociente entre a massa que a ponte suportou e a massa da própria ponte. Quem obtiver o maior fator vence o campeonato.
Todas as pontes foram pesadas, cada campeonato tem suas regras, pode usar qualquer cola? Pode colocar massa epóxi? Isso é avaliado pela comissão avaliadora. Depois, as pontes foram colocadas no suporte, uma cesta foi presa a ela e aos poucos se adicionou os "pesos" de areia. Quando a ponte quebrava se anotava a massa que ela suportou e se calculava o fator.
2015
Escola Estadual Maria Juvenal Homem de Mello
Orientador Prof. Francisco Eduardo Públio
Evento :Demonstração Cientifica, dia 3/09/15
Objetivo: Levar conhecimentos a todos os participantes dos fundamentos envolvidos na demonstração.
Alunos do 2º B Matutino – Rafaela, Rafael,
Jennifer, Gabriela, Matheus, Felipe,
Caio, Aline, Amanda, Riciane, Isabel, Letícia, Doralice, Juliana, Walison,
Adrieli, Vitor e Gledson.
Um Professor de Química é diferente de um Químico. Este analista Químico não deve limitar aos conhecimentos da Ciência Química, o que tem a fazer é manipular Pipetas e provetas. Já um Professor de Química tem que ter a consciência humana em sua formação para preparar Homens que conheçam a ciência Química
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